Obrigado Take (Take.net, Take.Blip, Blip)

Essas são algumas notas desconexas e aleatórias para tentar descrever todo o meu agradecimento à empresa que me tornou um profissional.

Não acredito em perfeição. Mas acredito muito em acaso. As pessoas não são perfeitas, eu não sou perfeito, você não é perfeito(a) e por consequência, nada ao seu redor poderia ser perfeito. Segundo Platão, apenas no mundo das ideias podemos encontrar a perfeição. O mundo das ideias é pessoal.

Dessa maneira se idealizarmos as entidades que interagem em nossas vidas, podemos imaginar o quão perto ou longe elas estão da perfeição. Seguindo essa mesma lógica, eu não poderia, portanto, acreditar em empresa perfeita, afinal, uma empresa é a junção de pessoas imperfeitas. Apesar de tudo isso, por acreditar em acaso, me considero uma pessoa de muita sorte.

Comecei a trabalhar em uma empresa com um objetivo claro, cumprir minhas horas de estágio obrigatório da graduação. Conheci um mundo de novidades, rodeados de pessoas talentosas, admiráveis, e muito diferentes umas das outras. Tive a sorte de estar, quase sempre, em equipes formadas apenas por pessoas motivadas, inteligentes e proativas. Errei, acertei, me aventurei, me arrisquei, me diverti, senti raiva, ciúmes, medo, mas principalmente orgulho.

Ao longo dos meus 7 anos como um "Take.Ser" (expressão utilizada pela Take para se referir aos funcionários da empresa), evolui muito. Fui estagiário, desenvolvedor, líder técnico, líder de pessoas além de porta voz da empresa, papel que, inclusive, ajudei a empresa a desenhar. Pode parecer clichê, mas atribuo grande parte da minha evolução profissional às pessoas que estiveram ao meu lado durante esse período. Você sempre absorve um pouco das pessoas que estão ao seu redor.

Cada um percebe o mundo à sua volta de uma forma diferente, e isso é incrível. Olhamos para um mesmo objeto e percebemos coisas completamente diferentes. Quando olho para tudo o que recebi da Take nos últimos anos, percebo que a "minha Take" é realmente incrível. Mas, para tentar repassar a você, que está lendo esse texto, os motivos que me fazem enxergá-la dessa forma, destaco algumas de suas características.

  • Liberdade. Sempre tive muita abertura para propor novas ideias, falar sobre o que concordo ou daquilo que não acho legal. Sempre fui ouvido e levado a sério. (Take.Be)
  • Autonomia. Fazer algo na Take depende exclusivamente de você. Nunca tive uma porta fechada para fazer algo que dependesse exclusivamente de mim. (Take.Charge)
  • Ajuda. Na Take todo mundo tem sempre 1 minutinho pra te ajudar. Se você souber a quem recorrer, sempre terá a ajuda necessária. (Take.Team)
  • Pessoas. Até o momento, trabalhei em apenas 2 empresas em toda a minha carreira. Entretanto, já tive a oportunidade de me relacionar com pessoas de várias áreas e especialidades, de várias empresas do Brasil e de fora. Posso afirmar categoricamente, algumas pessoas na Take estão muito acima do nível de profissionais do mercado. Alguns Take.Seres são realmente fora da curva. (Take.Excellence)
  • Simplicidade. Sempre fui muito bem tratado nessa empresa. Todos os funcionários sem distinção, inclusive os diretores, sempre me trataram com muito respeito e fizeram de tudo para que eu me sentisse em casa. (Take.Simple)
  • Orgulho. Sempre fui estimulado na Take a fazer o meu melhor. Em cada desafio, fui incentivado a não desistir e a motivado a fazer ainda melhor. A cada nova tentativa, senti um orgulho enorme de ajudar a construir algo ainda maior. (Take.Higher)

É provável que alguns dos que trabalharam próximos a mim já saibam, mas para aqueles que não pude conviver intimamente deixo algumas dicas/reflexões que adquiri ao longo da minha jornada na Take.

  • Feito é melhor que perfeito. Apenas faça!
  • Abrace o caos. Resolver desafios complexos é muito recompensador.
  • Dedique-se de verdade e não tenha medo de arriscar. O mundo retribuirá apenas com coisas boas.
  • A vida é feita de desafios, assim como paredes, portas e janelas. Tente passar pelas janelas abertas, caso não seja possível procure as chaves para abrir as portas. Caso nenhuma dessas opções te ajude, quebre a parede!
  • Não leve notebook para reuniões 😉.

...espero que o mesmo acaso que me fez conhecer uma empresa tão próxima da perfeição me ajude a resolver outros problemas, a transformar o mundo em algo melhor, e a continuar evoluindo como profissional e como pessoa. Obrigado Take* 👋.

Rafael Avelar Pacheco
BLiP Advocate
#goTake #goBLiP ❤️

Clique aqui para ver algumas fotos dessa jornada de 7 anos. 🤳