Profile Image

Rafael Pacheco é mestre em Modelagem Matemática e Computacional e graduado em Engenharia de Computação pelo CEFET-MG. Trabalha como developer advocate do BLiP, a plataforma para construção de bots da Take. É apaixonado por tecnologia e futebol. Adora ensinar, discutir e apresentar suas ideias sobre as coisas que acredita. Nos últimos anos, tem se esforçado para ensinar tudo o que sabe sobre bots e a plataforma BLiP.

Biografia estendida

Rafael Avelar Pacheco, brasileiro, natural de Sete Lagoas nascido em 08 de dezembro de 1990, mora em Belo Horizonte, é bacharel em Engenharia de Computação e mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG. Durante a faculdade de engenharia mudou-se para a cidade do Porto, em Portugal, e estudou por um período na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Antes de entrar para a faculdade dividia o tempo entre os estudos, video games e futebol. Apesar de nunca ter se profissionalizado como jogador de futebol, já disputou alguns campeonatos relevantes no brasil, como o JIMI 2007 e JIF 2010. Além de muitos amigos, o futebol trouxe aprendizados e experiências de vida importantes, como: trabalhar em equipe, controlar a ansiedade, nunca desistir e, principalmente, saber perder.

Durante a graduação e o mestrado atuou como membro do Laboratório de Sistemas Inteligentes no CEFET-MG, desenvolvendo projetos de pesquisa e iniciação científica, nas áreas de Inteligência Artificial, Sistemas Multiagentes, Modelo de Atores e Sistemas evolutivos bio inspirados.

Em 2011 teve sua primeira experiência formal de trabalho, para uma importante telecom brasileira, na área de desenvolvimento de software. Já em 2013, após retornar ao Brasil, começou a trabalhar para na Take, onde se especializou na construção de aplicações de mensageria e está até hoje. Em paralelo às atividades profissionais formais, entre os anos de 2013 e 2017, desenvolveu alguns projetos e ações sociais, como:

Atualmente, é developer advocate do BLiP, a plataforma para construção de bots, da Take. Entre outras coisas, ajuda (direta ou indiretamente) mais de 5000 desenvolvedores e empresas, em todo o mundo, sobre como utilizar o BLiP para construir aplicações conversacionais. Durante todos os anos de trabalho já desempenhou diferentes papeis: estagiário em análise de dados, estagiário em desenvolvimento, engenheiro de software e líder técnico. Nos fins de semana insiste em jogar futebol e atua como ponta direita do Tchê Garotos F.C.

Os principais hobbys são: conhecer lugares diferentes, ler, escrever, assistir um bom filme - preferencialmente no cinema, programar, pesquisar projetos open source, participar de eventos de tecnologia, jogar video game e estudar assuntos “não convencionais”.

Ocasionalmente, escreve sobre desenvolvimento, chatbots e assuntos aleatórios para seu blog pessoal e sites como: InfoQ, ChatbotsBrasil, BotsBrasil.

Se quiser receber novidades sobre meu blog utilize este RSS feed. Estou presente em várias redes sociais: Google+, Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube, Spotify, GitHub, StackOverflow, SlideShare e Medium.

Tenho também um chatbot (clique aqui se você não souber o que é um chatbot) que sabe algumas coisas ao meu respeito. Eu adoraria se você tentasse conversar com ele no Messenger, Telegram, Skype ou através da janela de chat no canto inferior direito do site (basta clicar no botão preto flutuante).

Mas, se você quiser apenas me enviar um email, fique a vontade e use ravpacheco@gmail.com 😉

Porquê ravpacheco?

Provavelmente, você deve estar se perguntando porque meu blog e meu id em várias redes sociais é ravpacheco. Simples, esta palavra representa as iniciais do meu nome Rafael Avelar Pacheco :).

Projetos

Currículos

rss facebook twitter github youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora