Instalando Jekyll no Windows

Instalando Jekyll no Windows

- 3 mins

Recentemente resolvi mudar meu blog do wordpress para o Jekyll, uma ferramenta para geração de blogs e sites estáticos. Na maior parte do tempo, utilizo máquinas com sistema Windows e portanto precisei instalar e configurar o Jekyll em meu ambiente.

Aparentemente esta parece ser uma tarefa simples, mas isso não é verdade. Assim como eu, encontrei na internet o relato de várias pessoas com problemas durante a instalação e configuração do Jekyll no Windows. Com o objetivo de ajudar quem deseja utilizar o Jekyll, no Windows, resolvi documentar a metodologia que utilizei.

1 - Instale o Chocolatey

Antes de qualquer coisa é desejável que você possua o Chocolatey já instalado em sua máquina. O Chocolatey é um ‘apt-get’, para windows, que facilita muito a instalação e gerenciamento de qualquer aplicações.

Clique aqui e veja como instalar o Chocolatey.

2 - Instale o Ruby

Para a versão mais recente do Jekyll o único pré requisito é o Ruby. Para instalar abra o prompt de comando e utilize o comando de instalação de pacote do Chocolatey.

choco install ruby

3 - Instale o Jekyll

Como você provavelmente já sabe o Jekyll foi escrito em Ruby e para instalá-lo é preciso utilizar o RubyGem (o gerenciador de pacotes do Ruby). Este gerenciador já vem embarcado no ambiente ruby, que instalamos no passo anterior. Sendo assim, basta executar o comando abaixo no prompt e você já terá o Jekyll em sua máquina.

gem install jekyll

Até aqui tudo parece muito Next > Next > Next. Mas é agora que as coisas começam a complicar. Se você executou o comando acima, provavelmente recebeu o seguinte erro no console.

ERROR:  Could not find a valid gem 'jekyll' (>= 0), here is why:
    Unable to download data from https://rubygems.org/ - SSL_connect returned=1 errno=0 state=SSLv3 read server certificate B: certificate verify failed (https://api.rubygems.org/specs.4.8.gz) 

Este é um problema conhecido no Ruby para Windows. Como informado na mensagem acima, o gerenciador não consegue buscar pacotes a partir de uma url que utiliza SSL. Para contornar esse problema é necessário configurar outra URL, mas desta vez sem https.

4 - Mudando o endereço do repositório dos pacotes do RubyGem

Para contornar este problema será necessário alterar o endereço do repositorio dos pacotes do RubyGem para uma url sem SSL. Para adicionar o novo endereço, use o comando abaixo:

    gem sources -a http://rubygems.org/

Agora remova o endereço que possui https

    gem sources --remove https://rubygems.org/

Para checar que a fonte dos pacotes está correta use o comando:

    gem sources -check sources

A saída correta deverá ser:


*** CURRENT SOURCES ***

http://rubygems.org/

5 - Baixe um template ou crie o seu

Existem diversos templates para Jekyll de blogs e sites, caso esteja a procura de algum recomendo dar uma olhada neste site. Atualmente utilizo o Indigo um template minimalista, muito bem feito diga-se de passagem, desenvolvido pelo Sérgio Kooplin.

Caso deseje iniciar do zero seu projeto use os seguintes comandos do jekyll

# create a empty jekyll project
jekyll new myblog
# go to your project
cd myblog
# start a local server for your project
jekyll serve

Conclusão

Neste post compartilhei um pouco da minha experiência ao instalar, em uma máquina Windows, todo o ambiente necessário para a construção de um site utilizando o Jekyll. Como disse inicialmente utilizei exatamente este passo a passo para configurar meu blog pessoal.

Ficou com alguma dúvida, tem alguma sugestão ou crítica ? Mande seu comentário 👇. Se gostar do artigo compartilhe com seus amigos ❤️, quem sabe ele pode ser útil para outra pessoa também! 😉

Rafael Pacheco

Rafael Pacheco

Just another guy that learn all the days

comments powered by Disqus
rss facebook twitter github youtube mail spotify lastfm instagram linkedin google google-plus pinterest medium vimeo stackoverflow reddit quora